A televisão foi trazida para o Brasil em 1950 por Assis Chateaubriand, o qual fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi.
Nos anos 60 a televisão passou por um intenso período de inovação. Nessa época muitas coisas surgiram:
O videotape, que chegou finalmente às emissoras brasileiras, possibilitando aos programas a gravação num horário diferente do horário de sua exibição, pois antes tudo era ao vivo;
Emissoras como a TV Excelsior, TV Globo, TV Bandeirantes, TV Cultura, entre outras foram criadas, algumas faliram;
Programas e telenovelas foram criados, revelando atores, atrizes, apresentadores(as) e repórteres, como a nossa querida Hebe Camargo, que foi uma das pioneiras na TV brasileira.
A Copa do Mundo de 1970, no México, chegou em cores no Brasil em transmissão experimental para as estações da Embratel, que retransmitia para os raros possuidores de televisão colorida no Brasil. Assim, Poucos puderam assistir aos jogos em cores. Na TV Globo havia, na época, apenas um aparelho de TV em cores.
Nos anos 70 a televisão continuou com as sua inovações:
No dia 31 de março de 1975 , inaugura-se oficialmente a televisão em cores no Brasil;
Com a copa de 74 o Brasil vendeu receptores coloridos e entrou definitivamente no mundo da TV em cores.
Em 2000, a TV começou a produzir realitys, entre eles o BBB.
Em 2007, entrou em vigor a classificação indicativa dos programas de televisão, por faixa etária, feita pelo Ministério da Justiça.
Em 2013 a MTV fechou suas portas
E agora a televisão ainda passa por suas inovações, como a televisão digital, que possibilita uma qualidade superior de som e imagem.
Podemos concluir que nos dias de hoje a televisão influencia bastante a cultura brasileira, em coisas não muito boas.
"Era televisão e futebol. Construíram estádios e essa rede impressionante de telecomunicações por todo o Brasil, e ao mesmo tempo uma degradação crescente em termos de educação e saúde. Tudo isso foi descuidado."
-Chico Buarque


Curiosidades:
Silvio Santos estreou em 1966, na TV Globo, com o programa "Música e Alegria", que tinha quatro horas de duração nas tardes de domingo.
A TV Record, que mais tarde se tornou a Rede Record de Televisão, foi inaugurada em 1953 e é a mais antiga emissora de TV em atividade no país.
A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV Tupi de São Paulo, "Sua Vida me Pertence" de Walter Forster. Teve 20 capítulos com cerca de 15 minutos cada que eram exibidos, duas vezes por semana, ao vivo, às 20 horas.
A primeira telenovela com produção em cores, foi "O Bem-Amado".
Caminho das Índias, escrita por Glória Perez e exibida pela Rede Globo em 2009, foi a primeira telenovela do Brasil a conquistar o Prêmio Emmy Internacional.